fbpx

Natal: Saiba a origem e tudo sobre a festa

 

 

 

 

 

Que o Natal é uma festa extremamente popular isso não há duvidas, entretanto você já se perguntou qual é a origem da data e o que comemora-se? Provavelmente a sua resposta foi não. Pois, mesmo que todos saibam que o Natal basicamente é o aniversário de Jesus Cristo, poucas pessoas pesquisaram a fundo como surgiu essa data e o que está por trás do natal.

Por isso, se você deseja aprender mais a respeito de uma das datas mais famosas do mundo, então saiba que você veio ao lugar certo. Pois hoje te mostraremos que o Natal não se trata de papai noel ou coisas do tipo, e que a história ao redor das festas natalinas é bem mais interessante do que você pode imaginar. Sendo assim, se você cansou das típicas piadas de é para ver ou para comer, então, venha conhecer a verdadeira origem do Natal, assim você terá uma bela história para contar na noite de Natal com a sua família.

Afinal, nada melhor do que se reunir com a família para comer algo gostoso, enquanto uma história interessante é contada. E que história melhor para contar durante o Natal do que a história do Natal em si? Eu não consigo imaginar uma história melhor.

Como o Natal surgiu?

Natal romano

Essa data origina-se em festas pagãs realizadas na antiguidade, por romanos que celebravam o início do inverno, não é atoa que até hoje em dia o Natal é comemorado durante o inverno. Essas festas eram uma forma de homenagem ao deus natalis invicti Solis, considerado o deus do sol pelos romanos. Nesse caso, o nome Natal está ligado ao primeiro nome desse deus, que é natalis.

Zagmuk

Contudo, essa não é a única origem dessa festa, afinal outros povos também comemoravam a chegada do inverno, como o caso das festas Zagmuk. Essas festas eram comemoradas pelos mesopotâmicos, e assim como as festas romanas, aqui a chegada do inverno era motivo de celebração. Entretanto a forma de comemoração era algo que digamos que singular, em outras palavras era muito divertido para uns, mas nem um pouco divertido para outros.

Natal cristão

As últimas festas natalinas que te mostraremos a origem nesse artigo são as festas cristãs, porém é importante deixar uma coisa clara. Fora esta festa existem centenas de outras festas natalinas comemoradas por inúmeros povos ao redor do mundo. Contudo, se fossemos explicar como cada tipo de cultura realiza as festas natalinas, obviamente o artigo ficaria imenso.

Dito isso, vamos dar prosseguimento a esse tópico, basicamente no natal cristão não é a chegada do inverno que está sendo comemorada. Por mais que as festas também ocorram no inverno, durante o natal o cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristos. Sendo assim, o significado da data para eles é o aniversário de Jesus, vale ressaltar que o termo natal vem de natalis, um termo que vem do latim e significa nascer.

Principais receitas natalinas

O natal é comemorado pela humanidade a milhares de anos, e como você deve imaginar, toda boa festa precisa ter uma boa comida. E as comidas natalinas são o ponto forte da data, não é atoa que tantas pessoas passam um ano inteiro esperando a chegada da data por conta das comidas. E a seguir te mostraremos quais são as principais receitas desta data.

A primeira receita natalina é o famoso panetone, esse doce possui uma massa que lembra muito o pão, porém é cheio de frutas cristalizadas em seu recheio. Mas é claro que esse recheio pode ser composto por inúmeros outros ingredientes, como chocolate, caramelo ou doce de leite. O panetone é uma sobremesa que não pode faltar em uma boa ceia natalina.

A segunda receita muito famosa no natal é o pernil, o pernil é nada mais nada menos que uma carne de porco, que é extremamente consumida durante a data. Por isso, se você não costumava fazer ceias de natal e quer experimentar montar uma. Então pode ir separando uma graninha para comprar um bom pernil e procure algumas receitas deliciosas utilizando essa carne.

É claro que existem centenas de outras receitas incríveis para preparar durante o natal, porém essas duas são as principais. Entretanto, se você deseja preparar uma ceia incrível e quer conhecer mais receitas além dessas duas, basta ler nosso outro artigo sobre essa tema e você logo encontrará uma centena de receitas.

Onde passar o Natal

E como você deve imaginar, durante o natal viajar é algo extremamente comum, mas você sabe quais são os melhores locais para passar essa data? Calma que vamos te ajudar. O primeiro lugar é extremamente obvio e talvez você já tenha em mente qual é. Estamos falando da casa dos seus parentes, pois o natal é uma ótima data para se reunir com a família.

Sendo assim, se programar para juntar todos os parentes para um bom churrasco, onde cada um levará algo para a ceia natalina. Esse e um ótimo momento para em fim rever parentes que moram longe e pôr a conversa em dia e se livrar da saudades. Além é claro de ser uma ótima oportunidade para comer algo delicioso, de uma forma que não ficará caro para ninguém.

Dicas de presentes natalinos

Existe uma pratica muito comum no natal, e essa pratica se chama amigo secreto, porém existe um pequeno probleminha nessa brincadeira. É bem comum encontrar histórias de pessoas que dão presentes grandes e acabam recebendo meias. Mas, você já se perguntou como selecionar um bom presente, mas não conseguiu selecionar bons critérios.

Esse processo é bem mais simples do que parece, apenas é necessário seguir alguns passos simples na hora de selecionar o presente. O primeiro critério é o estilo da pessoa que será presenteada, se a pessoa gosta de roupas pretas não adianta dar uma camisa amarela para ela. O segundo critério está ligado aos hobbys dessa pessoa, por exemplo se a pessoa é skatista procure um bom tênis.

Levando em conta apenas esses dois fatores sobre a pessoa que você irá presentear, já é possível selecionar um presente incrível. Lembrando que nesses momentos redes sociais serão muito uteis, pois será possível descobrir mais a respeito dos gostos da pessoa em questão. Temos também um artigo sobre esse tema que te deixará encantado, vale a pena conferir!

Gostou do artigo? Veja também:

Você está aqui: