fbpx

Aprenda como definir prioridades e executar tarefas com mais tranquilidade

 

 

 

 

 

Definir prioridades e executar tarefas com tranquilidade é o ideal para que você consiga uma rotina plena e fácil de levar. No entanto, diversas pessoas não conseguem manter o foco em uma só coisa ou pelo menos, aprender a gerir as prioridades e assuntos mais importantes do dia.

Sendo assim, é necessário um guia ou pelo menos uma ajuda extra para que você consiga definir as suas prioridades e portanto assim conseguir executar todas as tarefas importantes do dia.

Vamos combinar que mais vale fazer pelo menos as tarefas importantes do que acabar não fazendo nenhuma delas e ficando mais enrolado ainda. Portanto, hoje nós viemos te ensinar como definir prioridades e executar tarefas. Você vai parar de ter uma rotina bagunçada. Vamos lá?

Reúna suas tarefas em uma lista para definir prioridades e executar tarefas

Provavelmente você já viu diversos conselhos pedindo para que você fizesse uma lista. No entanto, nós não vamos pedir para que você faça uma lista qualquer. E sim uma lista em ordem hierárquica de prioridades.

Você precisa aprender a definir as suas prioridades em uma lista para que consiga fazer o que é mais importante antes do que é menos importante. Afinal, uma coisa bastante errada que muitas pessoas fazem é colocar todas as tarefas como “farinha do mesmo saco”.

Isso está errado, porque não são todas as tarefas que são prioritárias em um dia. Portanto, você está e deve estar ciente de que você é passível a erros. Então, se as tarefas mais difíceis estiverem feitas primeiro, as outras não irão complicar tanto a sua vida.

Anote todas as tarefas que precisa fazer por ordem de prioridade e siga sempre diariamente. Tudo o que necessita. Claro que sempre tentando cumprir todas, mas pelo menos quando não der, você não vai se sentir culpado. Repare que a sensação de “check” em cada tarefa cumprida te traz uma deliciosa sensação de dever cumprido. E isso é muito motivante para continuar.

Lide com tarefas chatas e complexas antes

Provavelmente, e digo isto com bastante convicção, você deixa as tarefas mais chatas para fazer por último. Bem, sabia que isso é comum e a maioria das pessoas acabam fazendo isso, mas está errado. O certo é que se façam as tarefas mais difíceis, primeiro para ficar livre o resto do dia.

Vai dizer que você nunca teve a sensação de procrastinar aquela tarefa longa e ficar o dia todo pensando nela? Portanto, se você lidar com as tarefas chatas e complexas primeiro, a sua produtividade melhorará.

Esse é um dos grandes passos para que você consiga definir prioridades e executar tarefas. Afinal, se livrando das tarefas chatas fica mais fácil executar as outras.

Defina importância e urgência

Para que você consiga organizar a sua lista em ordem hierárquica, é preciso distinguir o que é importante do que é urgente. Saiba que nem tudo o que é importante é urgente e nem tudo o que é urgente é importante. Pois é, quer ver um exemplo?

Imagine que você recebeu um e-mail de vendas. A pessoa precisa de uma resposta urgente por algum motivo. No entanto, aquilo não é importante para você nem para o seu trabalho. Então você deverá definir se essa tarefa deve ser feita agora ou não.

Basicamente, é isso que esse método define. Você deverá separar as suas tarefas em ordem de importância e urgência. As mais importantes vêm em primeiro, dependendo da urgência que têm. Assim, ficará bem mais fácil priorizar o que realmente importa.

Atribua letras para definir prioridades e executar tarefas

Muitas pessoas gostam de atribuir letras de acordo com a importância. Assim, podem definir melhor as suas prioridades, sem precisar sacrificar o seu tempo. Ou seja, após organizar a sua lista de tarefas, é possível atribuir letras.

Como por exemplo, A para tarefa muito importante B para a tarefa mais ou menos importante e C para pouco importante. Dessa forma, quando você bater o olho na lista, conseguirá saber o que é mais importante de começar e o que é menos.

Esse é um método de organização bastante eficaz e que pode ser feito diariamente de acordo com a sua rotina e tarefas necessárias.

Por exemplo, ao fazer uma lista do seu dia, você pode se deparar com uma bastante cheia. Ao ver que apenas lhe restam 6 horas de trabalho, poderá ver quais são as tarefas mais importantes a ser executadas e deixar as outras para amanhã.

Dessa forma, o seu dia não ficará excessivamente chato e difícil. Assim, as prioridades ficarão bem mais fáceis. O ideal é que você faça isso sempre para manter uma boa e constante produtividade.

Se você gostou do artigo e ele te ajudou, não deixe de compartilhar com todos os seus amigos. Assim eles também poderão aprender a definir prioridades e executar tarefas com excelência. Comente o que achou para que todos possam saber a sua opinião, e se você tem alguma outra dica comente! Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Você está aqui: