Vinhos Tintos e Harmonizações - Informe-se

Vinhos Tintos e Harmonizações

Olá, você que é um amante de vinhos tintos vai adorar nossas dicas de harmonizações. Sendo assim, vamos falar um pouco da história de algumas das principais uvas tintas apreciadas no Brasil. Falaremos também de quais os melhores pratos para harmonizar com cada uma delas.

No entanto, nossa intenção é apenas ajudar aos interessados a entender melhor sobre o assunto, para saborear o melhor de cada vinho tinto, e não impor regras sobre isso, visto que cada um tem seu paladar.

Vamos abordar sobre as seguintes uvas tintas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir e Tempranillo. Vamos lá, pegue sua taça e vem com a gente!

Cabernet Sauvignon a Rainha dos Vinhos Tintos

Para começar nossas dicas de vinhos tintos e harmonizações, a primeira uva não poderia ser outra. Considerada a Rainhas das uvas tintas a Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais cultivadas no mundo.

Entretanto, essa uva teve sua origem na emblemática região francesa de Bordeaux, notavelmente conhecida como a capital do vinho. Essa uva é o e resultado do cruzamento entre duas outras uvas, a Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

Os vinhos produzidos com essa uva tem características de intensidade média para alta, uma acidez equilibrada e taninos firmes. Seus aromas mais comuns lembram cerejas e especiarias, isso no caso dos vinhos jovens que são mais frutados.

No entanto, já nos vinhos com passagens por barricas de carvalho, os vinhos se tornam mais potentes e apresentam notas como chocolate, baunilha e ameixa. Portanto, para harmonizar com um Cabernet Sauvignon, o ideal são pratos à base de carne bovina, cordeiro, queijos amarelos e até sobremesas com chocolate amargo.

Merlot

A uva Merlot, também teve sua origem na França. Entretanto, é uma uva tinta muito flexível que se adapta bem em vários tipos de solo. Seu nome deve-se a semelhança da penugem do pássaro Merle (Melro-Preto) com seus cachos maduros.

Os vinhos provenientes dessa uva são muito agradáveis, com sabor muito frutado e apesar de acidez bem presente, seu taninos são bem macios. Já seus aromas, normalmente lembram frutas vermelhas e negras, porém quando envelhecidos em barricas, apresentam os aromas de canela e café.

Sendo assim, por ser uma uva leve e versátil, isso se reflete na harmonização também. Mas como dica, opte por pratos com pouca gordura como carnes brancas, massas e risotos pouco condimentados. Pratos à base de vegetais também vão bem.

Malbec

A Malbec é uma casta uva que produz ótimos vinhos tintos e rosés, Entretanto vamos hoje falar apenas sobre os tintos. A origem dessa uva, aliás, assim como a grande maioria das uvas, também é francesa, da região sudoeste. No entanto, a Malbec encontrou sua maior expressividade na Argentina, os Malbecs argentinos são apreciados no mundo todo.

Os vinhos elaborados com essa uva tem seu paladar muito intenso, alta acidez e taninos firmes, o que faz os Malbecs serem muito potentes. Seus aromas lembram frutas negras frescas, frutas vermelhas e também toques de pimenta.

Para conseguir uma boa harmonização com Malbec, você deve escolher pratos bem gordurosos e de sabor intenso. Portanto, carnes como picanha, bife de chorizo feitos na churrasqueira são perfeitos com esse vinho. Porém, queijos maturados e massas bem condimentadas também são ótimas combinações.

Pinot Noir

Para falar dessa uva, primeiramente vem um clichê; sua origem, que também é na França. Entretanto, essa uva teve sua origem na região da Borgonha há mais de dois mil anos e até hoje esta região francesa é a maior produtora desta casta.

A Pinot Noir é uma uva tão versátil que é capaz de produzir ótimos vinhos tintos, rosés, brancos e espumantes. No caso dos tintos, esta casta irá originar vinhos mais leves e com médio corpo, muito fáceis de beber e bastante elegantes. Seus aromas são de especiarias e frutas vermelhas como cereja morango e framboesa.

No paladar, encontra-se poucos taninos e média ou alta acidez. Sendo assim, para harmonizar com um Pinot Noir você não terá dificuldades. Pratos como risotos, carnes grelhadas brancas ou vermelhas, pizzas, massas e bruschetas irão combinar super bem.

Tempranillo

Uva clássica e emblemática na Espanha, principalmente nas regiões de Rioja e Navarra, teve sua chegada em solo espanhol há quase mil anos antes de Cristo. Tempranillo, vem de “temprano” (cedo em espanhol), pois essa uva amadurece mais cedo que as demais.

Trazidas para a Espanha pelos Fenícios, que a cultivavam no Líbano, esta casta no entanto, também recebe o nome de Tinta Roriz ou Aragonês em certas regiões de Portugal onde também é muito cultivada.

Os vinhos tintos dessa uva, que aliás também faz ótimos rosés, possuem aromas de couro e frutas vermelhas como cerejas e apresentam corpo médio para alto. Para harmonizar com esse maravilhoso vinho, além de é claro, um tradicional jamón ibérico espanhol, você pode optar por pizzas, massas com molho de tomates, carnes grelhadas e vai muito bem também um Tempranillo com comida típica mexicana.

Conclusão

Você viu aqui uma breve história de algumas uvas que produzem ótimos vinhos tintos e suas respectivas harmonizações. Falamos apenas das que estão entre as mais consumidas pelos brasileiros. Entretanto existem muitas outras uvas que produzem ótimos vinhos tintos.

Então se você gostou deste artigo e quiser saber mais sobre outras uvas é só pedir aqui nos comentários e saiba que já estamos trabalhando nisso, inclusive em breve teremos artigos também sobre vinhos brancos, rosés e espumantes. Aguardem!

Você está aqui: