Sabe como cultivar alecrim em apartamento? Cultivar alguns tipos de plantas, sejam elas medicinais ou culinárias, é um hobbie que vem se tornando cada dia mais popular. Porém, você já se perguntou se é possível exercitar esse hobbie morando em um local com um espaço interno pequeno?
É claro que é possível. E é justamente isso que te provaremos nesse artigo, pois te explicaremos como cultivar alecrim em apartamento.
Mesmo que essa planta não seja tão conhecida, no decorrer dessa matéria você entenderá como cultivar esse tipo de planta pode ser um excelente passatempo. Sendo assim, se você sempre sonhou em ter sua própria hortinha, mas estava pensando em abandonar esse objetivo por conta do tamanho da sua casa. Então, saiba que os seus problemas acabaram.
Pois você notará como o processo de cultivo é bem mais simples do que você pode imaginar, e diferente do que muitos imaginam. Plantar algo em casa não exige um espaço tão grande, muito pelo contrário, a imensa maioria das plantas podem ser cultivadas em espaços pequenos. Porém, poucas pessoas tem isso em mente, o que leva a muitas pessoas não criarem o hábito de montar hortinhas em seus apartamentos.
Como cultivar alecrim em apartamento
Contudo, apesar de ser algo possível, é claro que será necessário realizar algumas mudanças na forma que você realizará o plantio. Portanto, se você mora em um apartamento e já cansou de tentar cultivar algo sem sucesso, então venha conferir como cultivar alecrim em apartamento. Pois, selecionar com cuidado o tipo de planta que você irá cultivar é essencial.
As plantas mais indicadas para tal plantio são aquelas que não exigem muito espaço, muito sol e se possível que não exijam tanta água. E o motivo para isso é extremamente simples, por se tratar de um apartamento, muitas vezes a única luz do sol que a planta terá acesso será a que entra pela janela ou de uma pequena varanda. Por isso, uma planta que não precisa de muito sol para se desenvolver será perfeita para essa situação.
Quanto ao espaço, apartamentos costumam ter espaços bem reduzidos, portanto plantas maiores podem acabar preenchendo o local de uma forma que não fique harmônica. Lembre-se que plantas maiores são mais indicadas para casas grandes que precisam ser preenchidas por algo. Já plantas menores, que caibam em pequenos vasos em cima de bancadas, mesas ou moveis são perfeitas para apartamentos, quanto a água é por praticidade.
Quantidade de água necessária
Agora, finalmente começaremos a te explicar como cultivar alecrim em apartamento, e o primeiro tópico que trataremos é a água necessária para cultivar a planta. O alecrim é uma planta aromática pertencente a classe Magnoliopsida. E isso significa que tais plantas não precisam receber tantos cuidados e também não precisam de tanta água para crescerem da forma correta.
Lembrando, que precisar de pouca água é completamente de não precisar de água nenhuma, então se possível crie um despertador que te lembre a cada 2 dias de regar a planta. Contudo, o ideal é que a terra não fique extremamente molhada e nem extremamente seca. Também é muito importante que o vaso utilizado para plantar o alecrim permita que a água não se acumule tanto, a circulação deve ser livre.
Quanto sol o alecrim deve receber
No que diz respeito a quantidade de sol que essa planta precisa, assim como já foi citado, normalmente a quantidade de sol que uma planta poderá ter acesso em um apartamento costuma ser bem resumida. Porém, para o alecrim isso não é exatamente um problema. E isso ocorre pois o alecrim precisa apenas de 3 horas de sol por dia, então basicamente você pode deixá-la perto da janela sem problema algum.
Sendo assim, se a sua varanda não tem muito espaço, ou se a única luz do sol que entra em seu apartamento dura pouco tempo, então saiba que para o alecrim isso não será um problema. A tornando uma planta muito indicada para esse tipo de ambiente.
Adubagem correta
O último elemento que você precisará levar em conta na hora de realizar o cultivo dessa planta é o tipo de adubo que você utilizará. Se você já plantou algo alguma vez na vida, então você sabe como o tipo de adubo faz total diferença na hora de plantar. Sendo assim, separe um tempo para pesquisar quais são os tipos de adubos existentes e quais deles são mais indicados para alecrins.
Se você tiver dificuldade para encontrar esse tipo de informação na internet, então não perca as esperanças, pois tudo que você precisará fazer é ir até uma boa loja de jardinagem. Lá os profissionais do local poderão te ajudar a encontrar o adubo perfeito para aquilo que você deseja cultivar.
Benefícios de cultivar alecrim
O primeiro benefício de plantar o alecrim está ligado ao seu cheiro, afinal essa planta é uma planta aromática, então é claro que a sua característica mais marcante dela seria justamente o seu cheiro. Portanto, se você gosta de morar em um ambiente perfumado, não deixe de passar em uma loja de jardinagem e comprar algumas sementes, te garanto que você não se arrependerá.
O segundo benefício de cultivar alecrim é a decoração, pois além de ser uma planta muito perfumada, o alecrim também é uma ótima planta para decorar sua casa. Afinal, essa planta não só possui um ótimo aroma como também é uma excelente planta para ter em um vasinho ao lado da sua cama. O que a torna um ótimo complemento para ambientes que precisam de um pouco mais de vida.
O terceiro benefício de cultivar o alecrim envolve receitas, se você gosta de cozinhar, então você sabe o quanto faz diferença uma folha de louro, um talinho de manjericão ou um pouco de coentro na receita. E o alecrim também cumpre muito bem o proposito culinário, tanto como um ingrediente principal quanto como complemento de um prato.
Por exemplo, utilizando o alecrim você pode fazer um delicioso chá, afinal não existe nada melhor que tomar um chá quente a tarde enquanto lê um bom livro. Ou pode também utilizar essa planta para decorar um prato, ou até mesmo para dar um toque especial em uma sopa, as possibilidades são infinitas.
Conclusão
Esperamos que tenha aproveitado essa leitura, não deixe de curtir e encaminhar aos amigos que também apreciam esse e outros conteúdos aqui do blog. Deixamos aqui também, um artigo sobre outras plantas mais indicadas para apartamento e como cultivá-las. Até a próxima!