Quando se fala de triathlon, apesar de ser um esporte que vem crescendo muito nos últimos tempos, ele ainda não é conhecido por muita gente. Inclusive a maioria desconhecem ou ficam na dúvida de como são as distancias da modalidade. O triathlon é a junção 3 esportes (natação, ciclismo e corrida) que juntas formam uma única e especial modalidade esportiva.
Na verdade, as provas de triathlon tem vários tipos de distancias. Desde as mais curtas, porém nem por isso fáceis, até as mais longas e extenuantes. Que nos faz pensar se realmente é possível completar um desafio desses.
Então a seguir, falaremos um pouco sobre a história do triathlon, os tipos de prova e suas respectivas distancias e dificuldades.
Como e onde se originou o triathlon
Muita gente, inclusive praticantes experientes da modalidade acredita que o triathlon surgiu no Havaí (EUA). Mas na verdade, no Havaí foi onde surgiu o Ironman, e falaremos sobre isso a seguir. No entanto, de fato, a modalidade se originou na cidade de San Diego, no estado da Califórnia, também nos Estados Unidos.
Foi no ano de 1974, que um clube de atletismo da cidade de San Diego nos períodos de férias passou aos seus atletas, exercícios de natação e ciclismo. Com o intuito de que esses atletas se mantivessem em forma, sem ter que praticar o atletismo. Contudo, ao retornar das férias, esses atletas foram submetidos a um teste de 500 metros de natação, seguidos de 12km de ciclismo e depois 5km de corrida.
Em conclusão, os atletas adoraram tanto fazer isso que pediram para que esse teste fosse realizado nos anos seguintes. Obviamente, de maneira mais organizada, como uma competição entre eles e os guarda-vidas da cidade. Certamente porque os mesmos tinham fama de bons esportistas. Entretanto, os atletas profissionais levaram a melhor. Porém, há indícios de que a modalidade já era praticada na França desde o ano de 1920.
Como surgiu o Ironman
Agora falando do Ironman, ele surgiu um pouco mais para a frente, em 1978. Tudo começou, em uma discussão entre fuzileiros navais americanos, sobre qual atleta era o mais resistente (o nadador, o ciclista ou o corredor).
Em seguida, o comandante John Collins deu a ideia de que eles competirem entre si. Utilizando-se das provas mais longas das 3 modalidades realizadas no Havaí. A travessia de natação em Waikiki 3.8km, a prova ciclística de Oahu 180km e a maratona de Honolulu 42.195m.
Em conclusão, dos 15 atletas que participaram da prova, 12 terminaram. O vencedor foi o marinheiro Gordon Haller com o tempo de 11hrs 46min 58seg e este foi chamado de “homem de ferro”, o então Ironman.
Short triathlon ou Sprint triathlon
O Short triathlon é uma prova que, como seu próprio nome diz, tem as distancias mais curtas entre as competições de triathlon. No entanto, hoje essas distancias também tem o nome de Sprint triathlon.
Esse tipo de prova tem as distancias de 750 metros de natação 20km de ciclismo e 5 km de corrida. Sendo assim ideal e muito procurada por quem está iniciando no triathlon. Entretanto apesar de parecerem curtas essas distancias, são suficientes para já deixar qualquer um exausto.
No que diz respeito as regras de um short triathlon, normalmente no percurso do ciclismo, o vácuo é liberado. Ou seja, é permitido aos atletas formarem pelotões. Sendo assim, o atleta que está na frente se desgasta mais do que os que estão no vácuo, logo atrás fazendo menos esforço. Por isso, quando o vácuo é permitido nas provas, o atleta deve estar atento à sua tática de prova. Principalmente ao maior risco de acidentes, devido a formação de pelotões com vários atletas.
Triathlon Olímpico ou Standard Triathlon
Desde o Inicio da prática de triathlon, o esporte passou por várias adaptações e reformulações para ser incluído como esporte olímpico. Isso aconteceu no ano 2000 nas olimpíadas de Sydney na Austrália. A estreia foi um sucesso e mais de 300.000 pessoas assistiram a prova em Sydney.
As distancias definidas para a modalidade nas olimpíadas foram de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, assim como no short triathlon.
No percurso de ciclismo, é permitido o vácuo. Entretanto, nas competições oficiais, quando o vácuo é permitido, os atletas só podem participar da prova com bicicletas de estrada. Sendo assim, com algumas regras específicas no que diz respeito a geometria das bikes. Portanto, não é permitido usar clipes aerodinâmicos no guidão.
Provas de meio Ironman
As provas de meio Ironman estão entre as mais procuradas pelos atletas amadores devido as suas distancias. Pois, apesar der serem distancias difíceis e desafiadoras (1.8km de natação, 90km de ciclismo 21km de corrida), no entanto, ainda é metade das distancias de um Ironman completo (full distance).
Muitos dos atletas que encaram esse desafio, estão provavelmente almejando e se testando para futuramente encarar um Ironman completo. Entretanto, se engana quem acha que é um desafio fácil de concluir. Aliás, nenhum tipo de prova de triathlon é fácil. Mesmo as mais curtas já citadas acima, são muito difíceis também.
As provas de meio Ironman também são chamadas de Ironman 70.3. Isso porque as distancias somadas de todas as 3 modalidades são de 70.3 milhas. Neste tipo de prova, assim como nas de Ironman completo, o vácuo entre os atletas durante o percurso de ciclismo é proibido. Então os atletas que se utilizarem deste tipo de vantagem são punidos ou até desclassificados da competição. Entretanto nas provas onde o vácuo é proibido, os atletas podem usar as bicicletas com guidão de clipe que são mais aerodinâmicas.
Provas de Ironman
No que diz respeito ao Ironman, pode se dizer que todo Ironman é um triathlon, mas nem todo triathlon é um Ironman. Isso é dito, pois as provas de Ironman são o ápice da modalidade. Devido as distancias e sua dificuldade para se completar um desafio esportivo dessa magnitude. Por isso, ela costuma ser o sonho dos triatletas amadores e profissionais.
As impressionantes distancias de um Ironman, como já mencionadas desde o seu surgimento, são de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42.195mts de corrida. Várias cidades por todo o mundo realizam várias provas de Ironmam. No entanto, sua disputa mundial, ocorre anualmente no mês e outubro em Kona no Hawaí (EUA), onde tudo começou.
Para conseguir competir no campeonato mundial em Kona, tanto os atletas amadores como os profissionais, precisam estar classificados para o mundial através de sua participação. E boa colocação em outra prova de Ironman disputadas ao redor do mundo, onde são distribuídas as vagas.
Conclusão
Agora você já conhece as principais distancias e a história por trás dessa espetacular e única modalidade esportiva. Apesar de haver outras provas de triathlon, com outras distancias além dessas, são menos comuns, portanto focamos nas mais procuradas entre os praticantes da modalidade.
Então se essa leitura te ajudou, deixe aqui seu comentário e confira nossos outros artigos sobre o esporte. Não deixe de compartilhar com um amigo também apaixonado pelo Mundo TRI.