A Rosa do Deserto: O segredo para um bom cultivo - Informe-se

A Rosa do Deserto: O segredo para um bom cultivo

A rosa do deserto tornou-se popular por sua beleza extremamente exótica. Nativa do Oriente Médio e África, seu nome vem do grande número de flores que esta planta produz, que se assemelham a rosas em miniatura em tons de rosa, vermelho e branco.

Assim, se você é um recém-chegado ao cultivo dessas rosas, a perspectiva de manter uma planta exótica pode parecer assustadora. Contudo, se seguir estes passos, estará bem encaminhado para cultivar rosas saudáveis e vibrantes do deserto em pouco tempo!

Escolha o vaso do tamanho certo

O primeiro passo para o cultivo bem sucedido das rosas do deserto é escolher um bom recipiente. Ele deve ser largo e raso, com orifícios de drenagem. Em outras palavras, escolha um recipiente que seja suficientemente grande para acomodar as raízes da planta enquanto ela cresce . A escolha deve ser feita a partir de um material que não se decomponha ou se quebre com o tempo.

Vasos plásticos ou vasos de argila são escolhas ideais porque não absorverão a umidade do solo, tornando-os menos propensos a permitir o apodrecimento das raízes, o que pode ocorrer quando não há circulação de ar suficiente ao redor das raízes das plantas.

Além disso, se você vive em uma área onde as temperaturas podem ficar extremamente quentes dentro de casa ou ao redor de suas plantas em certos momentos durante os meses de inverno, é importante atenção não só para seu próprio conforto, mas também para a saúde delas, tudo que for demais, fará mal.

Use o meio de cultivo certo para Rosa do Deserto

Uma boa mistura para vasos deve ser leve, fofa e porosa. Deve drenar bem e ter boa aeração. Você pode encontrar estes produtos disponíveis em qualquer loja de jardinagem local ou online. Usar uma que seja muito pesada pode causar apodrecimento das raízes, o que prejudicará sua rosa rapidamente!

Regue adequadamente

Com que frequência você deve regar sua nova rosa do deserto? Isso depende de uma série de fatores, inclusive:

  • O tamanho do vaso em que está crescendo. Um vaso maior precisará de irrigação mais frequente do que um menor.
  • Quanta luz solar ela recebe (mais sol significará mais água).
  • O tipo de solo que você está usando e sua capacidade de retenção de água (solo com boa drenagem é melhor).

Como regra geral, uma planta estabelecida deve ser regada uma vez a cada duas semanas durante os meses de verão e uma vez por mês durante os meses de inverno. Se não vai chover antes da próxima data de rega programada, dê à planta outra bebida!

Garanta um bom ambiente para o seu crescimento

Em termos de clima, uma rosa do deserto precisa de muito sol e calor. Durante o inverno, é preferível deixa-las em um local que receba a iluminação da manhã. Quando as temperaturas estiverem mais frias lá fora, é importante que você a mantenha em um ambiente aquecido, mas lembre-se, sem muitos exageros ou acabará prejudicando seu crescimento saudável.

A rosa do deserto requer água quando está crescendo ativamente. Ao regar sua planta, certifique-se de usar água morna ou fria ao invés de água quente, pois isto pode danificar as raízes. Além de regar regularmente durante a primavera até o outono recomenda-se fertilizar com um fertilizante orgânico uma vez por mês durante os períodos de crescimento ativo.

Rosa do Deserto
Rosa do Deserto – Fonte Pexels

A sobrevivência da rosa do deserto depende de sua atenção

A rosa do deserto não é uma planta que pode ser deixada à sua própria sorte crescendo por conta própria. É preciso dar-lhe o vaso do tamanho certo, colocá-la no meio de cultivo certo e regá-la regularmente. Se não o fizer, sua rosa do deserto acabará muito rapidamente.

Portanto, como dito antes, é importante que você escolha o recipiente do tamanho certo para sua rosa do deserto. Assim também estará diretamente relacionado com a quantidade de terra usada no plantio e na rega para que ela tenha espaço suficiente para a circulação de raízes e ar ao redor delas, assim como uma drenagem adequada para que elas não fiquem na água ou apodreçam por falta de oxigênio quando a terra úmida se torna pesada demais para que elas possam se sustentar sem apoio de cima (como ser retida por algo).

No plantio permita pelo menos uma polegada (2 cm) entre o nível do solo dentro e o nível da borda fora antes de adicionar qualquer meio de cultivo nesta área ao redor da base da planta onde suas raízes se sentarão – caso contrário, elas podem ficar apertadas quando tentarem se expandir para fora mais tarde!

Esta é uma grande planta para o jardineiro iniciante. Supreendentemente fácil de se cuidar e pode prosperar em praticamente qualquer ambiente, desde que você siga estes três passos:

1) Escolha o vaso do tamanho certo;

2) Use o meio de cultivo certo;

3) Regue adequadamente. Se você estiver procurando algo divertido e gratificante para crescer, considere plantar uma rosa do deserto em seu quintal ou jardim!

Por fim, se este artigo te ajudou, deixe nos saber comentando aqui! Compartilhe com os amigos apaixonados por plantas e boa sorte!

Você está aqui: